Trabalho em comunidade
Objetivos: mostrar que o trabalho em "comunidade" é importantíssimo para o grupo, pois sai muito mais bem feito, do que individualmente.
observação: não revelar o objetivo da dinâmica antes de sua ução. explicar para o grupo, somente, que vai ser feita uma dinâmica).
observação: não revelar o objetivo da dinâmica antes de sua ução. explicar para o grupo, somente, que vai ser feita uma dinâmica).
Material:folhas de jornal
Como fazer:
1. Divide-se o grupo em 2 menores.
2. Divididos, o grupo a, desloca-se para uma sala, sem contato com o grupo b.
3. Após a saída do grupo a, o grupo b será dividido assim:
a. cada um (individualmente) receberá um papelzinho escrito, contendo uma parte do corpo humano, (cabeça, orelha e, orelha d, olho e olho d, boca, nariz, pescoço, tronco, braço e. e braço d., mão e. e mão d., perna e. e perna d. e pé e. e pé d.), que não pode ser mostrado para mais ninguém, só aquela pessoa vai saber qual é.
b. este se retira para algum canto da sala ou para outro local, sem fazer contato com os outros, e começa a recortar com o jornal e a mão livre (sem uso de ferramentas) a parte do corpo que lhe coube.
3. Após a saída do grupo a, o grupo b será dividido assim:
a. cada um (individualmente) receberá um papelzinho escrito, contendo uma parte do corpo humano, (cabeça, orelha e, orelha d, olho e olho d, boca, nariz, pescoço, tronco, braço e. e braço d., mão e. e mão d., perna e. e perna d. e pé e. e pé d.), que não pode ser mostrado para mais ninguém, só aquela pessoa vai saber qual é.
b. este se retira para algum canto da sala ou para outro local, sem fazer contato com os outros, e começa a recortar com o jornal e a mão livre (sem uso de ferramentas) a parte do corpo que lhe coube.
c. por exemplo: a cabeça. e assim por diante com todo o grupo b, cada um fazendo a sua parte, mas sem saber o que o irmão estará recortando, nem em que tamanho.
4. Enquanto isso o grupo a, que estará em outro local, também recebe a tarefa de com as folhas de jornal e a mão livre, sem utilizar tesouras ou réguas, fazerem juntos um grande boneco, tamanho natural - cabeça, orelha e d, olho e d, boca, nariz, pescoço, tronco, braços, mãos, pernas e pés. - parte por parte.
4. Enquanto isso o grupo a, que estará em outro local, também recebe a tarefa de com as folhas de jornal e a mão livre, sem utilizar tesouras ou réguas, fazerem juntos um grande boneco, tamanho natural - cabeça, orelha e d, olho e d, boca, nariz, pescoço, tronco, braços, mãos, pernas e pés. - parte por parte.
5. Quando os dois grupos terminarem as suas tarefas, pede-se para que todos se reúnam no mesmo local, mas com suas peças todas escondidas.
6. Chama-se primeiramente o pessoal do grupo b, pela ordem das peças, por exemplo, quem fez a cabeça, depois os olhos, depois o nariz, as orelhas, e etc.. e vai afixando-se parte por parte num quadro negro, ou parede. vai surgindo um belo boneco, todo torto, com pernas e braços disformes.
7. Concluído, chama-se primeiramente a pessoa que fez a cabeça do grupo a, e repete-se a mesma seqüência. Ao final o boneco do grupo a será mais bonito, com pernas, braços, troncas. etc.. Tudo mais uniforme, destoando do boneco do outro grupo.
conclusão:
explicar que o grupo que fez tudo em conjunto (a) fez um trabalho melhor e mais apresentável, e o que fez individualmente, apresentou um resultado ruim, pouco satisfatório. isto tudo ressalta a importância de que os trabalhos feitos em conjunto, "comunidade", são os que apresentam os melhores resultados.
conclusão:
explicar que o grupo que fez tudo em conjunto (a) fez um trabalho melhor e mais apresentável, e o que fez individualmente, apresentou um resultado ruim, pouco satisfatório. isto tudo ressalta a importância de que os trabalhos feitos em conjunto, "comunidade", são os que apresentam os melhores resultados.
Marcadores: Dinâmicas
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