Atividades do Eixo I - Projeto
Atividade 1.1 - Meu projeto pessoal/profissional
Orientações didáticas:
1.Escrever o relato do seu projeto pessoal/profissional no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.
2.Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_1seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Cirlei Torres de Rezende, o nome do arquivo será: ativ-1_1cirleitr
3.Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Projeto pessoal/profissional”.
4.Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
5.Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.
5.Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.
Atividade 1.2 – Diálogo teórico
Orientações didáticas:
1.Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
3. Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
4.Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
3. Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
4.Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
Atividade 1.3 – Projeto e suas características
Orientações didáticas:
1. Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
Atividade 1.4 – Banco de projetos
Orientações didáticas:
1.Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.
2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_4seu nome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Cirlei Torres de Rezende, o nome do arquivo será: ativ-1_4cirleitr
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Banco de Projetos”.
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
Roteiro
1.Nome do cursista:
Roteiro
1.Nome do cursista:
2.Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
3. Título do projeto
3. Título do projeto
4.Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/ conteúdos envolvidos)
5. Descrição geral
6. Tecnologias utilizadas
7. Comentários
8. Referência (se o projeto estiver publicado)
Atividade 1.5- Proposta de projetos
Orientações didáticas:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;
2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3. Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfólio, vídeos, etc);
4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro Projeto como referencia para elaborar a proposta;
5.Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_5projeto_cirleitr;
6.Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”.
Obs. Proposta do Projeto (Modelo)
6.Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”.
1. Identificação
Nome do cursista | |
Nome da Escola: Local (cidade/estado) | |
Série: Número de alunos: | |
Professores envolvidos: |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
Por que?
4. Objetivo (s)
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
9. Registro do processo
10. Avaliação e Resultados esperados
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
Sites, vídeos, livros...filmes
Atividade 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem
Orientações didáticas:
Como atividade de encerramento do estudo desse eixo, é proposta uma reflexão individual no Diário de Bordo. A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse é um momento pessoal de registro do seu próprio processo de introspecção.
Marcadores: Atividades. Eixo I
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial