terça-feira, 15 de junho de 2010

Atividades do Eixo I I - Curriculo


Atividade 2.1 – Painel da Proposta do Projeto
Nesse momento de encontro presencial, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma a proposta do projeto elaborada na atividade 1.5. Esse projeto deverá ser desenvolvido – colocado em ação – durante a realização do eixo 2 do curso.
Isto significa que nesse eixo estaremos estudando as questões relacionadas ao Currículo e tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto.
Orientações:
1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_1Apres_Projeto_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”.
4. Participar da constituição de um Painel que sintetize as principais características das propostas, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelos cursistas;
5. Anotar dúvidas e sugestões para o debate e os aspectos vislumbrados nas propostas apresentadas, que sejam apropriados para serem incorporados em seus projetos.
6. Participar da “roda reflexiva coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma.
 Obs. A estrutura proposta para o painel deve conter as seguintes informações, entre outras salientadas pelo professor: tema, série/ano, disciplinas, objetivos e avaliação da aprendizagem.
 
Atividade 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação
Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiência no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas.
Orientações:
1.Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo;
2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;
3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.

Atividade 2.3 – Currículo e suas características
Considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
Orientações:
1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
 
 
Atividade 2.4 – Análise do Projeto na ação
Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outros, é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.
Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados.
Orientações:
1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”.
Obs.

Orientação para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação


TÍTULO DO PROJETO (TEMA)
Professor(es)
Escola
Disciplina(s)
Turma/classe
Duração prevista para o projeto

  1. Tema
Os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema previsto? Se sim, como isso vem ocorrendo? Se não, o que ocasionou essa mudança? Há outros temas em estudo pelos alunos?
  1. Disciplinas
Entre as disciplinas previstas, quais estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC? Quais os conhecimentos foram mobilizados no projeto? Como os conhecimentos foram incorporados ao PITEC? Há integração entre eles?
  1. Objetivos
Os objetivos previstos estão sendo atingidos? Quais objetivos não foram alcançados até o momento? Por que isso ocorreu?
  1. Ações
Entre as ações previstas, quais foram realizadas? Que estratégias se destacam entre as mobilizadas pelos alunos no desenvolvimento do projeto?
Que dificuldades foram enfrentadas na realização do PITEC? Quais estratégias foram utilizadas para superá-las? Houve ações não realizadas no tempo previsto? Por que? O que foi feito no lugar das ações não realizadas?
Os recursos previstos para apoiar as ações foram utilizados? Se sim, como foram utilizados? Se não, porque não foram usados?
Quais tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC? Qual o papel dessas tecnologias no PITEC? Houve integração entre essas tecnologias? O que foi feito com as tecnologias que não poderia ter sido realizado sem elas?
  1. Atitudes
Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto?
  1. Resultados
Compare os resultados esperados com os alcançados e especifique se suas expectativas foram atingidas. Se não, o que poderá ser feito para atingir os resultados previstos?

Atividade 2.5 – Podcast com Léa Fagundes
A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:
Você, educador, está pronto para a cultura digital?
Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo. (Pág 24 Eixo II)
Orientações:
1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”;
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem
O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Orientações:
1.Acessar o item Diário de Bordo;
2.Selecionar seu nome na listagem;
3.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial